Sala de estar com cortina

Como escolher a cortina ideal para sua sala de estar? Veja 5 dicas!

Por se tratar de um item decorativo com alto poder visual, as cortinas para sala devem ser escolhidas com cautela e muito planejamento, para que sua presença se conecte de forma harmônica com os demais móveis e objetos presentes no ambiente.

Foi pensando nisso que montamos este pequeno manual, com dicas essenciais na hora de escolher a cortina ideal para sua sala de estar. Aqui, você encontra dicas práticas para deixar seu ambiente ainda mais aconchegante e charmoso. Vamos lá?

 

1. Atenção ao tamanho

Independentemente da cor ou tecido escolhidos, opte por cortinas mais compridas, que vão até perto do chão. Assim, você terá um caimento mais elegante e ainda o ambiente se tornará muito mais aconchegante.

Ainda, invista nos modelos que cobrem toda a parede, pois são mais sofisticadas. Escolha uma cortina com duas camadas para facilitar o abrir e fechar.

 

2. Observe as medidas

Outro ponto muito importante são as medidas. Ao instalá-la, observe sempre se há de 15 a 20 cm a mais no lado das janelas ou das portas. Essa cortina “a mais” garante conforto visual e impede que a luz entre pelos cantos das janelas.

Ainda, é preciso deixar 1 cm acima do chão. Assim ela não vai ficar arrastando, pendendo em móveis e sujando as pontinhas.

 

3. Foque no tecido

Agora vamos à parte mais importante, o tecido! Ele deve estar em sintonia com a decoração do espaço. Estilos mais clássicos pedem modelos mais encorpados, como as opções aveludadas, enquanto decorações mais casuais recebem bem tecidos mais leves e despojados, como o algodão, o linho e o voil.

Ah, e não esqueça do forro. É ele quem vai ajudar a afastar a luminosidade, caso deseje, ou até mesmo abafar um pouco os sons vinedo da rua.

 

4. Escolha a cor com cuidado

As cores escolhidas devem estar em harmonia com o estilo dos móveis e demais itens presentes no ambiente como sofá, tapete e almofadas. Da mesma forma que o tecido deve acompanhar o estilo da decoração, a cor da cortina deve acompanhar a sua cartela de cores.

Vale brincar com tons e apostar em uma cor mais suave, mas não muito chapada, viu? Assim ela vai dar um charme a mais a sua sala de estar.

 

5. A cortina deve ser o último item a ser escolhido

Sim, você não leu errado. A peça deve ser vista como a cereja do bolo da decoração. Escolha a cortina por último para que ela seja um resumo de todo o aspecto visual pensado para a sua sala de estar, tornando-a única e igualmente aconchegante.

Agora que você já sabe como realizar a escolha da cortina ideal para sua sala de estar, aproveite e venha a Duluda para conhecer nossa coleção de tecidos para cortinas.

Além dos tecidos, aqui você também encontra cortinas prontas e os acessórios para sua instalação, como varões e trilhos.

Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook e no Instagram.

Duluda – Tudo Pra Você