Você já se perguntou qual é a história da moda, de onde ela veio ou desde quando denominamos os hábitos de vestimenta? Apesar de ela fazer parte da nossa vida desde que nascemos, muitas vezes, não sabemos como tudo isso começou.
A moda acompanha os hábitos das pessoas há muitos séculos. Assim as roupas, os sapatos e os acessórios que usamos refletem os momentos da humanidade. Pensando nisso, trouxemos no artigo de hoje os 5 momentos mais marcantes da moda mundial. Confira!
1 – Libertação do espartilho
O espartilho foi uma peça muito presente no guarda-roupa feminino por muitos séculos. Criado no século XVI, tinha o objetivo de manter a postura e dar suporte aos seios. Porém, era extremamente desconfortável, causando até ferimentos por ser muito apertado.
Mas só em 1906 o estilista francês Paul Poiret propôs uma nova modelagem de vestidos, mais soltos e dispensando o uso dos espartilhos. Aqui, as mulheres estariam livres para utilizar ligas e sutiãs. Para o costureiro, a beleza da mulher deveria ser vista de forma natural.
2 – O pretinho básico
O vestido tão popular entre as mulheres, o pretinho básico, ou little black dress, é uma peça clássica também no mundo da moda. Ele foi apresentado ao mundo pela icônica estilista Gabriele Chanel, em 1926 na capa da revista Vogue.
Este foi um grande marco para o mundo da moda, pois as mulheres apenas usavam a cor preta em ocasiões de luto. O modelo se tornou altamente popular na década de 30, principalmente graças à Grande Depressão, por conta de sua simplicidade em um momento onde mulheres desejavam roupas mais acessíveis. Ele foi um grande marco para a democratização da moda.
3 – New Look de Christian Dior
Outro grande marco na história da moda foi a apresentação do ‘New Look’ criado pelo estilista francês Christian Dior. A grande novidade foi lançada na coleção “Corolle”, em 1947, onde foram mostradas peças como a saia na altura do tornozelo, vestidos volumosos, saias rodadas, ombros à mostra e modelos com a cintura definida.
O grande destaque, no entanto, foi o modelo “Tailleur Bar”, que consistia em um casaquinho de seda acinturado com uma saia plissada preta na altura dos tornozelos, que foi então apelidado pela editora da revista americana Harper’s Bazaar, Carmel Snow, de ‘New Look’.
4 – União entre a moda e a arte por Yves Saint Laurent
A arte e a moda sempre andaram juntas e constantemente podem servir como inspiração uma para a outra. Um dos maiores marcos de sua junção foi apresentado em 1965 por Yves Saint Laurent.
O estilista francês passou a utilizar detalhes da arte tradicional à sua composição, como no vestido Mondrian, que eram feitos em jérsei branco e tinham silhuetas mais retas, ornando perfeitamente com linhas verticais e horizontais no tom preto, abrindo espaços também para cores primárias, feitas em homenagem ao mestre cubista holandês Piet Mondrian.
5 – A revolucionária calça jeans feminina
A calça jeans é, atualmente, uma das peças mais versáteis e amada entre as mulheres de todo mundo. A história desta roupa começa por volta de 1792 na cidade de Nimes, localizada no sul da França. Com um tecido de algodão sarjado, robusto e durável, que ficou popularmente conhecido como “tecido de Nimes” e, com o tempo, foi abreviado para “denim” e serviu de matéria prima para a calça jeans.
Após anos de uso por parte de trabalhadores, o grande estrelato da calça jeans se deu nos em 1976, quando a marca americana Calvin Klein a trouxe para a passarela de um desfile. O estilista foi muito criticado pelos mais conservadores da época, que não imaginariam a popularidade que a peça teria anos mais tarde.
Esperamos que vocês tenham gostado e se inspirado em inovar cada vez mais nas suas peças! Para isso, conte com a Duluda.
Aqui você encontra os mais variados tecidos e estampas para criar peças lindas. Para não perder os próximos conteúdos, curte a nossa página no Facebook ou segue a gente lá no Instagram.