Quarto de bebê decorado

Descubra os tecidos mais utilizados nos quartos de bebês alérgicos

Tosse, nariz entupido, coriza… estes são alguns sintomas que acompanham os diagnósticos de doenças alérgicas. Normalmente, eles ocorrem no bebê e a preocupação em manter um ambiente adequado se torna ainda maior.

O quarto é um dos cômodos em que os pais possuem uma maior preocupação, já que é onde os bebês passam mais tempo. Muitas pessoas acabam retirando todos os itens decorativos, para evitar as crises alérgicas. Porém, existem algumas alternativas que amenizam o problema.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os tecidos mais indicados para o quarto de bebês com alergias. Assim, será possível ter um quarto aconchegante para seu filho. Vamos a eles?

 

Tecidos para cortinas

As cortinas deixam o espaço de dormir mais aconchegante e podem ser essenciais para um ambiente mais escuro, principalmente considerando o horário de verão e a hora de dormir dos pequenos.

Por isso, se você tem um bebê alérgico, prefira tecidos leves e sem forro, como o algodão, para melhor manutenção. A sugestão é que elas sejam aspiradas a cada dois dias e lavadas na máquina pelo menos 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

Se a família preferir a opção da persiana, os modelos de alumínio e madeira acumulam menos pó e são fáceis de limpar. Lembre-se que com criança em casa praticidade é a chave quando o assunto é limpeza.

Dica: se lavar e centrifugar na máquina, as cortinas saem praticamente secas e já podem ser penduradas novamente. Para facilitar a remoção e instalação semanal, opte por ilhoses em vez de trilhos.

 

Roupas de cama para bebês alérgicos

As roupas de cama é algo que é preciso tomar cuidado quando se tem um bebê com alergias em casa, para garantir um ambiente de sono seguro e saudável.

A melhor escolha para qualquer roupa de cama do bebê é por peças feitas 100% de fibras naturais, como o algodão. Ele é um tecido mais “respirável” e delicado para a pele do bebê, sendo indicado na prevenção não só de alergias respiratórias, mas também na pele.

Sendo assim, leve isso em consideração na hora de escolher o lençol ou o saco de dormir dos pequenos. O algodão é a alternativa mais adequada comparando principalmente com modelos de plush ou material sintético que por terem “textura” acumulam ácaros na sua superfície, ao contrário do algodão.

 

Tapetes

O quarto de bebê precisa ser algo aconchegante e os tapetes são fundamentais para isso. Muitas famílias de bebês com alergias acreditam que este item deva ser retirado dos ambientes. Porém, se optar pelo tecido correto, é possível manter a saúde dos pequenos e a beleza do ambiente.

O mais aconselhável é utilizar modelos fabricados com materiais leves e sem pelos, como os tapetes de algodão. O item deve ser limpo semanalmente. Inclusive alguns modelos de aspiradores de pó possuem filtros específicos para reter ácaros e bactérias, ajudando assim a manter o ar do ambiente mais puro.

 

Dicas para manter o quartinho sempre limpo

Para prevenir crises alérgicas um dos pontos fundamentais é manter a limpeza da casa em dia. O pó é um grande vilão, bem como os ácaros, que encontram no ambiente quente, úmido e escuro (como estofados, tapetes e cortinas) o habitat perfeito para viver.

Confira algumas dicas gerais para a hora da faxina:

  • Tirar o pó de superfícies regularmente, preferencialmente com um pano úmido. Manter o espaço arejado, abrindo as janelas todos os dias e garantindo uma ventilação adequada;
  • Favorecer a entrada do sol direto;
  • Passar o aspirador no piso, nos estofados e nas cortinas semanalmente;
  • Trocar os lençóis e lavar o saco de dormir a cada semana;
  • Se tiver ventilador ou ar-condicionado efetuar as manutenções necessárias com regularidade;
  • Arrumar o quarto para que livros e brinquedos não acumulem um pó excessivo.

Como é possível perceber, o principal segredo para que o quarto do seu bebê seja um ambiente saudável e livre de fatores que podem aumentar o risco de alergias respiratórias está na limpeza periódica e também na escolha de detalhes, como tecidos e materiais.

Afinal, reduzir as superfícies expostas e as texturas de pelúcia é a grande regra de um quarto com menos ácaros e poeiras, o que minimiza o risco de alergias. Pequenos ajustes que fazem muita diferença na qualidade do ar não só do espaço de dormir dos pequenos, mas da casa como um todo.

Aqui na Duluda você encontra diversas opções de tecidos antialérgicos perfeitos para o quartinho dos pequenos. Conheça!

Duluda – Tudo Pra Você