Depois de um dia exaustivo de trabalho, nada melhor do que chegar em casa, tomar um banho relaxante e se esparramar no sofá, seja para ver TV, ler um bom livro ou simplesmente para descansar sem fazer absolutamente nada.
Precisamente por ser um dos móveis mais usados da casa, o sofá é um item da decoração que fica velhinho rapidamente. E, convenhamos, não se trata propriamente de um item barato, não é verdade? Dependendo do modelo, do tamanho e dos materiais utilizados, essas caixas acolchoadas ficam não só com aspecto ruim, com rasgos, manchas e tecido e aparência envelhecida, mas também podem se tornar desconfortáveis, devido à diminuição da espessura estofado.
Se o orçamento está curto ou mesmo se você tem apego sentimental ao seu sofá, uma excelente solução pode ser reformar a peça. Na Duluda, nós contamos com uma enorme variedade de itens e tecidos moveleiros e de estofaria. Neste post, mostramos 4 opções de primeira para você dar um “up” no seu móvel sem gastar muito.
Ao final, ainda trazemos um passo a passo básico de como fazer isso na sua própria casa.
Quer ver só? Vem com a gente!
#1 Courino
O courino é um tecido de couro sintético, de alta qualidade e durabilidade e excelente custo benefício. Basicamente, ele imita as características do couro, mas não é de origem animal. Em geral, a base é de tecido 100% algodão, de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano. O seu verso apresenta um material semelhante à lã. É uma boa solução para regiões com climas mais amenos.
Este tecido pode ser encontrado uma variedade de cores e acabamentos, liso ou em textura, tingindo de várias cores ou mesmo com estampas. Uma das opções com mais saída é o courino quadriculado, que tem em sua estrutura uma costura semelhante ao matelado, o que dá ao produto uma textura diferenciada. Na Duluda, você encontra as cores preto, marrom e bege.
Outra vantagem desta opção para reformar o seu sofá é a facilidade de limpeza: basta um paninho úmido e no máximo sabão neutro – e pronto!
#2 Suede animale
O suede animale é uma fibra 100% poliéster, muito requisitada para revestimento moveleiro. Trata-se de um tecido que lembra a camurça e é de fácil manutenção.
No quesito conforto, é uma das melhores opções para o revestimento de sofás, pois possui um toque macio na pele. Disponível em inúmeras cores e texturas, além de seu apelo estético, apresenta enorme resistência e durabilidade. Por isso, é perfeito para estofados utilizados no dia a dia, não só em casa, mas em locais como recepções.
Mesmo sendo considerado um tecido quente, ele pode ser utilizado em locais de calor.
#3 Suede amassado
A principal diferença do suede amassado para o suede animale é a sua padronagem. O seu toque também é macio e aveludado, simulando a impressão de ter sido levemente amassado, o que proporciona um efeito esteticamente mais impactante e distinto.
Assim como o suede animale, esta é outra opção muito requisitada no revestimento moveleiro de sofás e até almofadas. A variedade de cores é enorme, o que significa que você irá certamente encontrar algo que combina com a decoração da sua sala!
#4 Velveteen
Velvetinho, veluplus ou velveteen: essas são as designações possíveis para este tecido de toque aveludado e textura semelhante ao cotelê, resultante da mistura de seda e algodão. Assim como os suedes, o velveteen é 100% poliéster. É uma das principais saídas para estofaria, estando disponíveis em inúmeras cores.
Elegante e luxuoso, esse tecido apresenta excelente durabilidade e é ideal para quem deseja algo distinto e com apelo estético.
E como reformar o sofá?
Você sabia que dá para fazer a reforma do sofá em casa, sem gastar muito dinheiro? Principalmente se você for apenas trocar o tecido e se você tiver destreza para esse tipo de trabalhos, claro.
Em primeiro lugar, é preciso avaliar se o móvel precisa mesmo apenas da troca de tecido e se as espumas estão em bom estado. Se for o caso, você irá precisar basicamente do tecido da sua preferência, grampeador próprio para sofá, tesoura, caneta e alfinetes.
A seguir, preparamos um passo a passo básico para você ter uma ideia de como não é tão complicado quanto parece:
– Em primeiro lugar, tire fotos do sofá antes de remover o tecido original. Assim, você terá referência na hora da aplicação do novo.
– Remova o tecido antigo, tentando sempre preservar as marcas de costura – isso irá ajudar na hora de colocar o revestimento novo.
– Tire também as medidas do sofá para comprar o revestimento. Recomendamos sempre deixar pelo menos 1,5 cm de sobra nas bordas do tecido escolhido, para poder fazer a costura.
– Faça marcas com caneta onde o tecido deverá ser costurado e recorte-o.
– Use os alfinetes para prender as partes de tecido que serão utilizadas para os braços, assentos e costas do sofá. Verifique se tudo está correto, antes de costurar – as fotos ajudam nessa hora.
– Proceda às costuras, usando uma linha e agulha reforçadas.
– Depois, é só encaixar o tecido costurado no sofá e finalizar com o grampeador.
Neste vídeo, você também encontra um passo a passo detalhado.
Inspirado para mudar a cara do seu sofá e, de quebra, da sua sala? Vem fazer um orçamento com a gente. É só mandar as medidas do tecido que você tem mente que fazermos um orçamento para você. Entre em contato agora mesmo, clicando aqui. Teremos prazer em lhe atender!
Se você gostou deste conteúdo, a gente tem que te avisar que tem sempre novidades por aqui, como dicas de moda, artesanato e decoração. Curte a nossa página no Facebook ou segue a gente no Instagram para não perder os próximos posts.
Até a próxima visita!