Qual tecido escolher para o uniforme escolar do seu filho?

A prática do uniforme escolar, hoje amplamente adotada pelas escolas brasileiras públicas e particulares, foi buscar inspiração nas regras do exército, uma das instituições pioneiras a estabelecer um mesmo traje para todos os seus integrantes. Em 1890, a Escola Normal, responsável pela formação de futuros professores, já havia adotado essa regra. O costume foi se disseminando até que, a partir de 1930, a maior parte das escolas brasileiras já tinham aderido à prática.

O sucesso foi tamanho, pois o tradicional uniforme escolar é, essencialmente, sinônimo de praticidade e economia para pais e alunos. Usar uma roupa diferente a cada dia da semana seria algo dispendioso e fora do alcance da maioria das famílias. Nas escolas, os alunos, principalmente as crianças, costumam se sujar bastante e se envolver em atividades que desgastam as roupas. O uniforme é uma solução barata e prática, que elimina essa preocupação com a conservação das vestimentas por parte dos pais.

Além disso, a padronização evita que a escola se transforme em um verdadeiro desfile de modas, com os alunos em uma disputa de status por via de roupas diferentes e mais caras. Isso poderia ser mais um elemento desestabilizador, gerando discriminação e conflitos entre a comunidade escolar. Outra vantagem do uniforme é que ele ajuda a identificar os alunos de uma escola dentro e fora da sala de aula e desenvolve neles um sentimento de coletividade e de pertencimento ao grupo, um aspecto importante no desenvolvimento psicossocial das crianças e dos adolescentes. Todos ali são iguais em direitos e deveres, e a própria indumentária sinaliza isso.

Geralmente, os uniformes ostentam as cores e os símbolos da escola e devem ser pensados de modo a serem roupas confortáveis, práticas, que não amassem com facilidade e que sejam fáceis de larvar e de passar a ferro. Atendendo ao clima da maior parte do Brasil – com altas temperaturas na maior parte do ano –, deve ser fresquinho e não propenso à concentração de odores. Mas, então, que tecidos usar para ter um uniforme com essas características?

É o que mostramos no post de hoje. Continue a leitura e conheça nove tipos de tecidos ideais para uniformes escolares de vários modelos e adequados para diferentes períodos do ano. Vem com a gente!

 

Malha PV 

Também chamado de “malha fria PV”, este tecido é um dos mais utilizados para a confecção de camisetas de uniforme. Mistura de viscose com poliéster, as suas principais vantagens são a durabilidade e fato de ser um tecido fresco e que não amarrota. Com secagem rápida, basta lavar, secar e dobrar, não precisando ser passado a ferro, o que é muito prático! É viável para aplicações de silkscreen e bordados.

Além disso, tem alto rendimento e pode ser encontrado nas mais variadas cores.

 

MM Poly

Este tecido é outra boa opção para camisetas de uniforme, sendo composto por 100% de poliéster. Destaca-se pela sua boa relação custo-benefício. Com um leve toque transparência, a MM Poly é leve e fresquinha e está disponível em diversas cores.

 

MM Poly Infinity

Outra boa opção para confecção de camisetas de uniformes, este tecido 100% poliéster aceita bem a sublimação (técnica de estamparia), é maleável e está disponível nas mais diversas cores.

 

MM Comfort Antipilling Large

O “anti pilling” no nome deste tecido significa que ele passou por um acabamento especial, realizado na malha de modo a reduzir a formação daquelas pequenas bolinhas, que se formam geralmente após as lavagens e que deixam o tecido envelhecido. O acabamento anti pilling deixa o produto mais resistente ao atrito, com cara de novo por mais tempo.

Disponível na cor branca e composta por 100% poliéster, o MM Comfort Antipilling Large aceita bem sublimação e é outra boa opção para camisetas de uniforme.

 

Helanca colegial

Indicada para a fabricação de shorts e calças ligeiramente elásticos, a helanca colegial é composta de 54% poliéster e 46% algodão. É um tecido mais encorpado, mas ainda assim fresco e confortável, podendo ser utilizado na prática de exercícios nas aulas de Educação Física. Apresenta bom rendimento, bom custo-benefício e grande resistência e durabilidade, estando disponível em várias cores.

 

Dryfit

Outra boa opção para calças e shorts, o dryfit é um tecido que se destaca por ser confortável e ventilado e pela sua capacidade de secagem mais rápida. 100% poliamida, proporciona alívio na sensação térmica corporal, já que possibilita a respiração da pele. Por isso, pode ser usado nas aulas de Educação Física.

Também não precisa ser passado a ferro, não amarrotando com facilidade.

 

Helanca poliamida

A helanca poliamida é ideal para a confecção de peças de uniformes de inverno. É quentinha e confortável e apresenta alta resistência e durabilidade. A sua composição garante uma rápida secagem, o que é essencial no inverno. Está disponível em várias cores.

 

Moletom flanelado e moletim

O moletom flanelado é ideal para peças e agasalhos quentinhos, quando o frio é de moderado a intenso.

Já o moletim não tem flanela, sendo mais indicado para locais não tão frios.

 

Microfibra

Tecido de origem sintética, a microfibra é geralmente usada em uniformes em que se pretende uma maior qualidade estética.

É um tecido antialérgico, resistente e com secagem rápida, mas que precisa ser passado a ferro. Por isso, não é o mais prático para o dia a dia, podendo ser reservado para ocasiões especiais.

 

Algodão

O algodão é um dos tecidos mais versáteis do mercado, sendo usado em uma infinidade de aplicações. É também muito utilizado na confecção de uniformes escolares, especialmente camisetas, devido à sua resistência, conforto e leveza e ao fato de ser resistente a odores.  

Apesar de ter uma secagem rápida, uma das desvantagens deste tecido é que ele amarrota com mais facilidade e precisa ser passado a ferro.

Com um novo ano letivo começando, é hora de providenciar o uniforme do seu filho. Qualquer que seja o modelo adotado pela sua escola, a Duluda te ajuda a encontrar o melhor tecido para a ocasião, pois contamos com a maior variedade de opções do mercado.

 

Segue a gente Instagram e no Facebook ou entra em contato para um atendimento personalizado! 

 

Até a próxima!

 

Duluda – Tudo pra você