A festa junina ou julina é uma das comemorações mais populares no Brasil, agradando ao público de todas as idades com suas músicas, danças e comidas típicas. Comemorada tanto em junho quanto em julho, essa festa é um momento de confraternização também celebrado em países como a Alemanha, a Dinamarca, a Polônia e a França. A origem do evento está ligada aos rituais de fertilidade agrícola de diversos povos da Europa, do Oriente Médio e do norte da África.
No meio do ano, eles celebravam o fim do inverno, a chegada de verão, a fartura e a abundância, aproveitando a ocasião para fazer casamentos e batizados. Vale ressaltar que, no hemisfério norte, origem de tais celebrações, as estações do ano são invertidas em relação ao hemisfério sul, onde está o nosso país – assim, o mês de junho é que marca a chegada do Verão.
No Brasil, as festas juninas chegaram no século XVI, com a colonização portuguesa. Embora estejam ligadas às festas dos santos populares, como a Festa de São João, celebrada em 24 de junho, hoje elas são celebrações multiculturais. Especialmente populares no Nordeste, elas chegam a atrair aproximadamente 2,5 milhões de pessoas todos os anos!
Durante as celebrações, há danças típicas, como as quadrilhas, e inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha e pé de moleque, além do popular quentão. As roupas são um espetáculo à parte. Caipiras e também chamadas “saloias”, elas são uma referência ao povo do campo e ajudam a entrar no espírito da festa.
No post de hoje, apresentamos algumas dicas de como arrasar no traje típico da celebração junina (ou julina). Vem ver só – tem várias ideias para adultos e crianças
#1 Olha o look sem xadrez… é mentira!
O xadrez é a estampa mais clássica e representativa nas festas juninas – então, não pode faltar, nem que seja em um detalhe! O look quadriculado remete aos trajes típicos caipiras e pode estar presente em qualquer peça do vestuário, como saia, camisa, calça e até mesmo como um acessório, como um lenço no pescoço ou um remendo. As cores ficam ao gosto do festeiro.
A camisa xadrez é uma peça que muita gente tem no guarda-roupa e possibilita a criação de vários looks a carácter. Ela pode ser combinada com calça ou saia jeans, bota e chapéu – e depois é só caprichar na maquiagem e no penteado! A seguir, apresentamos algumas ideias de combinações.
Fonte: Festas Site
E olha esta versão fashionista de um look para festa junina: camisa xadrez com nozinho na cintura com uma saia de tule vermelha armada. A bota e os lacinhos no cabelo completam esta produção supermoderna.
Fonte: Fashion Bubbles
#2 Customização
Uma outra característica importante das roupas das festas juninas é a customização. Essa prática faz alusão ao fato de as roupas caipiras serem frequentemente remendadas depois de se rasgarem. Então, por exemplo, você pode:
– aplicar tecidos de diferentes cores e estampas, inclusive os bem chamativos ou no formato das tradicionais bandeirinhas e outros símbolos alusivos às destas (fogueiras, milhos, flores, balão de São João etc.);
– amarrar fitinhas com nós nos buracos dos botões;
– colar retalhos de chita nos bolsos e cotovelos em formatos de lacinhos;
– envolver os punhos com tecidos de renda, fixando com cola.
Vejamos o passo a passo de uma ideia supersimples e fácil de executar.
Para fazer esta camisa com franjas na parte detrás, você irá de:
– uma camisa jeans (de preferência, velha);
– um pedaço de tecido xadrez na cor de sua preferência;
– tesoura
– cola para jeans.
Modo de fazer:
1) Corte tiras do tecido xadrez na largura das costas da camisa, formando uma espécie de franja.
2) Deixe 2 cm sem cortar, para que você possa colar o tecido na camisa.
3) Faça a aplicação com cola e deixe secar por 12h.
Fonte: Denim Zero
Você pode também recorrer à costura. Neste exemplo de calça infantil, foram costuradas bandeirinhas de feltro coloridas, dando um charme especial à peça.
Fonte: Vila Mulher
#3 Vestidos para todas as idades
O tradicional vestido de festa junina geralmente é feito no modelo evasê, com a saia rodada. Os tecidos são de chita, alegres, com estampas floridas ou quadriculadas e apliques de renda e babados. Outro aspecto bem marcante são as mangas bufantes.
A seguir, apresentamos alguns modelos para todas as idades!
Fonte: Dicas de Mulher
Vale, claro, usar e abusar da criatividade! Este modelo a seguir recebeu a aplicação de dois bonecos de pano, decorados com palha.
Fonte: Festas Site
Tem modelos para bebê? Tem sim, senhor! Olha esta fofura para o público mirim também entrar no espírito da festa:
Fonte: Festas Site
#4 Para toda a família
Enquanto a gente espera a volta à normalidade – que está próxima, assim esperamos! –, que tal fazer uma comemoração junina mais em família? Pensando na segurança e no bem-estar de todos, separamos a seguir algumas ideias de looks combinando para não deixar a data passar em branco e fazer fotos bem bonitas.
No primeiro exemplo a seguir, o visual masculino foi montado com uma calça cáqui acompanhada de camisa xadrez e chapéu. Os looks femininos combinam a cor da gravata do patriarca, e juntos todos formam uma paleta de cores harmoniosa.
Fonte: Festas Site
Nestes outros dois exemplos, mãe e filha usam o mesmo modelo de vestido.
Fonte: Festas Site
#5 Não se esqueça dos acessórios
Alguns acessórios são essenciais para fechar com chave de ouro o look da festa junina.
Chapéus de palha de decorados, lacinhos no cabelo, lenços no pescoço, gravata colorida – vale usar a imaginação.
Olha esta ideia de como enfeitar o cabelo infantil, com fitas e bandeirinhas que acompanham o comprimento dos dois rabos de cavalo nas laterais.
Fonte: Pitacos e Achados
Inspirado para montar o seu look de festa julina?
Aqui na Duluda, você encontra uma vasta gama de tecidos, aviamentos e acessórios para entrar de verdade no espírito da festa.
Quer ver opções de tecidos em xadrez nas mais diversas cores, além de várias estampas de chita para o seu modelo de vestido? A gente tem! E a decoração do lugar da festa? Temos opções de serapilheira, aquele tecido de aspecto mais rústico. Entra em contato agora mesmo, clicando aqui.
Até o próximo post!