6 dicas de como usar miçangas em decoração e acessórios

“Miçanga” é uma palavra derivada do termo de origem africana “masanga”, que significa “contas de vidro miúdas”. No tupi antigo, língua falada no Brasil a partir do séc. XVI, a palavra significava “enfeite”.

Ambos os nomes são autoexplicativos e descrevem bem o uso mais comum das miçangas. Hoje, elas são feitas de materiais como vidro, louça ou plástico, mas no passado era comum encontrar as de ossos, madeira ou conchas. Quando falamos de “passado”, remetemos a cerca de 2.300 anos atrás, época na qual, na região da Ásia ocidental, Mesopotâmia e Egito, surgiram as miçangas mais parecidas com as que conhecemos hoje: adornos com um pequeno furo no centro para rosqueamento ou encordoamento.

 

Na África do Sul e em outros países do continente africano, as miçangas tinham grande valor espiritual, e os colares produzidos com elas eram usados para a oração para afugentar maus espíritos. Atualmente, as miçangas são usadas em uma variedade de aplicações, dos acessórios de beleza à decoração, e estão com tudo em 2021! Disponíveis nas mais variadas cores, tamanho, formas, qualidades de brilho e durabilidade, elas permitem ao artesão dar asas à criatividade e produzir peças como colares, pulseiras e brincos.

 

Mas engana-se quem pensa que o trabalho com as miçangas fica-se pelas bijoux – é possível fazer muito mais com elas! E por se tratar de um material bom e barato, este é um item curinga no trabalho artesanal. No post de hoje, apresentamos seis ideias de como usar as miçangas em decoração e acessórios. Está procurando alguma atividade para complementar a renda ou mesmo um hobby para passar o tempo? Então, vem se inspirar com a gente!

 

#1 Bijoux

As bijuterias com miçangas estão super em alta! Pulseiras, anéis, colares, brincos… Não há limites para a criatividade!

Neste tipo de trabalho, em geral, além das miçangas, você irá precisar de alicates, agulhas, terminais e fechos, que são os materiais de acabamento das bijoux. Linhas e fios (de náilon ou de silicone, por exemplo) não podem faltar. Eles são encontrados em várias espessuras e cores diferentes. As agulhas específicas para este tipo de artesanato costumam ser mais finas do que as agulhas de costura convencionais. Além disso, é sempre bom contar com moldes, tesouras, réguas e alargadores.

Imagem1

Fonte: Artesanato Passo a Passo  

 

 

#2 Chinelo bordado com miçangas

Existe uma infinidade de opções de chinelos bordados com miçangas. Eles podem ser uma excelente escolha para lembrancinhas de celebrações, como casamentos – os convidados podem inclusive usar o mimo na própria festa, trocando os saltos desconfortáveis pelos chinelos para se acabarem na pista de dança.

Coloridos, eles podem ser também a cara do Verão e fazem muito sucesso entre a criançada.

Em geral, além das miçangas e dos chinelos, os materiais necessários para o trabalho com chinelos bordados são: tesoura, agulha de mão, agulha de bordado grande e grossa, que não quebre ao perfurar o chinelo, linhas de bordado na mesma cor do chinelo ou dos materiais de bordado e alicates.

Imagem2

Fonte: Mari Calegari 

Imagem3

Fonte: Mari Calegari 

 

 

#3 Cortina

As cortinas de miçangas são uma opção de presente barata, criativa e delicada, além de serem muito fácil de montar.

Ideias do que fazer com elas é o que não falta: você pode usá-las como dossel de camas, como enfeite de um cantinho do quarto infantil, para tapar a porta de armários da pia, para separar ou transformar ambientes, para enfeitar a porta dos quartos, para criar um efeito mais bonito com a luz do sol passando na janela ou porta sua varanda ou até mesmo como box de banheiro ou enfeitando o balcão de cozinhas americanas.

Desde as mais simples, monocromáticas, às mais sofisticadas, com desenhos e padrões, o que manda é a usar a criatividade.

Imagem4

Fonte: Coisas da Maria

 

 

#4 Chaveirinhos de miçangas

Os chaveirinhos de miçanga são uma ótima opção de lembrancinha em festas e de brindes em empresas. Mais uma vez, as possibilidades são infinitas, desde letras do alfabeto a logos comerciais, passando por camisas de time de futebol a ursinhos de pelúcia para mochilas infantis.

Imagem5

Fonte: Pinterest 

Imagem6

Fonte: Pinterest 

Além das miçangas e do fio e dos demais instrumentos, você irá precisar das argolas para pendurar o chaveiro.

 

#5 Cintos de miçangas

Os cintos de miçangas podem ser bordados no couro ou produzidos só com o fio de nylon de mesmo. Dá inclusive para reaproveitar uma fivela de um cinto velho e sem utilidade, como no exemplo a seguir.

Imagem7

Fonte: Glamour

 

#6 Customização de roupa com miçangas

Imagem8

Fonte: Pinterest  

A customização da roupa nunca esteve tão em alta! É uma maneira de dar uma nova cara a roupas batidas e imprimir um toque de personalidade ao look.

A aplicação pode ser feita ao longo de todo o tecido, com padrões como o da foto de exemplo, ou apenas em lugares estratégicos, como o bolso de uma calça, os punhos, as ombreiras de um blazer, a zona do busto etc. Para as aplicações, é preciso, para além das miçangas, agulha especial e linha da cor do tecido. Uma boa dica é sempre dar duas voltas de linha dentro da miçanga para que o bordado não se solte com facilidade.

Inspirado para colocar essas ideias em práticas? Então, corre para a Duluda para garantir o material principal dos artesanatos de hoje! Temos uma infinidade de miçangas, em várias cores, tamanhos e modelos esperando por você.

Segue a gente Instagram e no Facebook ou entra em contato para um atendimento personalizado! 

Até a próxima!

Duluda – Tudo Pra Você