Tecido-tricoline-na-decoração

Tecido tricoline na decoração: 3 dicas para te inspirar

O tricoline é um dos tecidos mais populares que existem.

Quando começou a ser usado, esse tecido era produzido, em geral, com 100% algodão. Por ser confortável e respirável, ele era utilizado, principalmente, na produção de camisas masculinas, com um toque leve e fresquinho.

Hoje, com a popularização desse tecido, é possível encontrá-lo incorporado a outras fibras e componentes, como elastano, viscose, ou poliéster. Basicamente, esses incrementos dão elasticidade ao pano, impendem que ele amasse e barateiam o seu custo.

Por isso, o tricoline se tornou também um dos melhores tecidos para estampar. A sua composição em algodão e a sua trama bem fechadinha são ideais para receber estampas digitais. Isso significa que você pode encontrá-lo nos mais variados desenhos e tons – as possibilidades são quase infinitas, fazendo deste um dos principais tecidos usados no artesanato.

Aqui na Duluda, o tricoline é, sem dúvida, um dos nossos campeões de vendas. Sabendo disso, neste post, trazemos algumas ideias de como incorporá-lo à sua decoração. São 3 dicas de itens DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”) para você se inspirar.

Vem com a gente!

 

#1 Tecido na parede

O papel de parede é uma opção nada barata para a decoração de interiores. Sem falar que nem sempre a gente encontra a estampa mais desejada, né? Por isso, uma tendência cada vez mais comum é usar tecidos e colá-los na parede – e o tricoline é uma excelente opção para isso, pois se dá muito bem com cola. Além disso, durará muito mais do que o papel convencional.

A seguir, vão algumas dicas:

– A principal recomendação é que você opte pela versão do tricoline sem elastano, aquele que não estica.

– É importante que a parede da aplicação esteja bem lisa e nivelada, pintada e sem infiltrações. Frisamos que esta se trata de uma boa opção para interiores e áreas secas – por isso, não casa bem com banheiros, cozinhas ou paredes em contato direto com a água, que amolece a cola.

– A colagem deve ser feita com uma cola especial – você pode fazer uma mistura de cola papel de parede com grude de goma. Com um pincel, espalhe a cola por toda a superfície da aplicação. Vá fixando o tecido de cima para baixo. Ah, este é um trabalho que fica mais fácil se for feito com duas pessoas: uma fica em cima da escada (dependo da altura envolvida e outra embaixo, segurando o tecido). Você pode usar um rodinho para ajudar a fixar e a tirar as bolhas de ar.

De acordo com arquitetos, o ideal é escolher apenas uma parede do cômodo ou trecho pequenino para aplicação desse elemento decorativo, precisamente para não deixar o ambiente carregado. E, claro, as cores e as estampas devem ser em harmonia com o resto da decoração.

A seguir, apresentamos dois exemplos de tricoline florido como papel de parede: um em um quarto infantil e outro em um quarto de casal, atuando como uma espécie de cabeceira. Lindas opções!

 

 

#2 Almofadas de patchwork

O patchwork (do inglês, “trabalho com fragmentos”) nada mais é que uma técnica de artesanato resultante da união de diversos retalhos de tecido, em formatos e tamanhos diversos, gerando, assim, uma composição totalmente única.

Essa técnica fica linda em almofadas! E o tricoline sem elastano é ideal para esse tipo de trabalho. Basicamente, além do tecido, você irá precisar de tesoura, material de costura (de preferência, uma máquina, que não precisa ser uma profissional), base de corte e ferro de passar para esticar totalmente o tecido e possibilitar cortes mais precisos.

Existem diversas técnicas de composição para o patchwork. Uma dica é escolher cortes com pelo menos duas estampas diferentes e que “conversam” entre si e montar sequências na disposição dos cortes.

 

#3 Jogo americano

Os jogos americanos – aqueles conjuntos de pequenas toalhas de mesa sobre as quais colocamos prato e talheres – ornamentam a decoração da mesa e ajudam a manter a tolha principal limpa.

O tricoline 100% algodão é uma excelente opção para executar esse item da decoração, precisamente pela diversidade de estampas desse tecido.

Os jogos americanos podem ter diversos tamanhos e formatos, mas a nossa dica é que você opte pela versão retangular de 46 x 37cm (tamanho padrão). Além do tecido, você precisará de fita métrica, feltro, linha, agulha e tesoura.

Veja o passo a passo:

1.º Meça dois pedaços de tricoline do mesmo tamanho – um para a parte de baixo e outro para a parte de cima.

2.º Una os pedaços de modo a que a parte de cima e de baixo fiquem voltadas uma para a outra.

3.º Recorte o feltro do mesmo tamanho ou pouquinho menor e coloque-o sobre uma das faces.

4.º Agora é hora de costurar. Você pode deixar uma margem de cerca de 5 cm. Deixe uma abertura sem costurar, pois é por ela que iremos virar os tecidos que estão do avesso – de 7 cm a 15 cm é suficiente para isso.

5.º Revire os tecidos por meio da abertura, deixando menos espaço entre a linha e a borda dessa vez. Prontinho!

Você pode utilizar tricoline liso, estampado ou ainda fazer uma composição de diferentes estampas. A seguir, selecionamos três exemplos de estilos bem diferentes para você se inspirar!

 

 

Inspirado(a) para colocar essas dicas (ou uma delas) em prática? Aqui na Duluda, temos uma enorme variedade de opções de tricoline à sua disposição. Para decorar a parede de um quarto infantil, a coleção Mermaid, com diferentes estampas de sereia, vai ficar linda! Se o que você pretende fazer são almofadas para o quarto, temos a coleção Sweet Dreams. Já para os jogos americanos, temos várias opções floridas e lisas.

Quer ver ainda mais opções de tricoline? É só entrar em contato com a gente, clicando aqui.  Teremos prazer em lhe atender!

Se você gostou deste conteúdo, fica sabendo que tem sempre novidades por aqui, viu? A gente dá ideias de artesanato e decoração e trata de vários outros assuntos. Curte a nossa página no Facebook ou segue a gente no Instagram para não perder os próximos posts.

Até breve!

Duluda – Tudo Pra Você