O Verão está (oficialmente) chegando! A estação mais quente do ano começa logo em breve, no dia 21 de dezembro.
E se você está pensando em renovar o guarda-roupa para aproveitar as férias de fim ano ou simplesmente adicionar uns itens curinga à sua coleção, é importante levar em conta não só os modelos dessas peças, mas também – e sobretudo – os tecidos que você escolhe para elas.
Isso porque, ao contrário do que se possa pensar, nem sempre optar por cortes que deixam muito corpo à mostra é a melhor opção. Ao incidir sobre a pele desprotegida, o sol agride-a de maneira mais forte, castigando-a ainda mais. Determinadas roupas simplesmente não são apropriadas para todos os ambientes ou estilos – por exemplo, mesmo sob 40 ºC, um ambiente de trabalho mais formal continuará a exigir peças mais comportadas. Além disso, certos tecidos impedem uma boa troca de ar com o ambiente natural, acumulando suor e, consequente, mau cheiro, podendo até mesmo promover a proliferação de bactérias.
Tudo isso deve ser levado em consideração.
Na verdade, o mais importante quando se escolhe um modelito para o Verão é conseguir fazer com que o seu corpo respire dentro de um tecido adequado. Assim, mesmo que você tenha que (ou queira) usar uma calça ou blusa de manga três quartos, não passará calor.
Pensando nisso, perguntamos aos especialistas aqui da Duluda quais os 6 melhores tecidos para a estação mais quente ano – aqueles que dão os looks mais estilosos, fresquinhos e confortáveis e ajudam a minimizar os efeitos do calor.
Queres saber quais foram as respostas? Então, vem com a gente!
Tecidos com base de algodão
O algodão é uma fibra natural, amplamente conhecida por sua boa respirabilidade.
Isso significa que peças feitas a partir desse material permitem a livre troca de ar entre o corpo e o meio ambiente, promovendo a evaporação da transpiração. Assim, mesmo que você esteja em um dia muito quente ou normalmente já transpire muito no Verão, a peça secará rápido, mantendo o equilíbrio da temperatura da pele. Por não abafar o calor, essa fibra também evita a proliferação das bactérias que causam o mau odor.
Além disso, por serem de origem natural, tecidos de algodão causam menos alergias (são, como se diz, hipoalergênicos). Com ótimo caimento, as peças ficam levinhas e confortáveis.
É que na verdade que, quando pensamos na combinação “algodão + peças para o Verão”, as camisetas logo nos vêm à mente. Mas se engana quem pensa que essa fibra está limitada aos looks básicos. Se você precisa de algo mais arrumadinho e estiloso, sem abrir mãos do frescor, as camisetas com ombreiras continuam em alta. Dá uma olhada neste exemplo. Chic, né?
Crepe
O crepe é um tecido extremamente versátil, usado tanto na confecção de vestidos para moda festa quanto em roupas casuais. Ele se apresenta em uma grande variedade de espessuras – alguns são mais finos, outros médios, outros pesados, com elastano ou sem elastano. Por isso, é considerado um tecido para todos os estilos e até mesmo estações.
Considerando a variedade de crepes, aquela que mais casa bem o Verão é, sem dúvida, o crepe mais leve e fluido, que vai resultar em peças de ótimo caimento e boa respirabilidade.
Olha este exemplo de look fresquinho com uma blusa crepe em decote V. Os botões delicados deixam a peça distinta e charmosa.
Viscose
A viscose é outro tecido superversátil, que dá origem a peças bem leves e fluídas, fresquinhas na medida certa para o verão.
Falamos de saias, vestidos, blusinhas – viscose vai bem com todas elas. Geralmente, este tecido costuma encolher após a primeira lavagem. Então, é bom molhar antes de levá-lo à costureira, ok?
Separamos este modelo de vestido em viscose para você se inspirar. Com modelagem evasê sem alça, é um charme só.
Viscolinho
O viscolinho é uma fibra que mistura linho misto com algodão ou viscose – daí o seu nome. A diferença é que não amassa tanto como o linho puro e também tem uma pegada mais rústica.
Com boa respirabilidade, ele é outra boa opção para o Verão, podendo dar forma desde a peças mais despojadas até aquelas mais arrumadinhas.
Olha esta opção de shorts soltinho em viscolinho, com tira para amarrar na cintura. Já dá para imaginar uma quantidade infinita de looks fresquinhos com ele!
Liganete
A liganete é um tecido de malha fria, com ótimo caimento, textura suave e boa elasticidade. Ele resulta de uma mistura de poliéster e elastano.
Com ótima respirabilidade, seca bem rápido, é superconfortável de usar, apresenta bom custo-benefício e vem em uma infinidade de estampas e cores.
Neste modelo de macacão, dá para você ter uma ideia do caimento. Leve e fresquinho, é um look bem versátil par ao Verão.
Viscolycra
A viscolycra resulta da fusão da fibra de elastano com o fio de viscose (de 90% a 93%), dando origem a um tecido leve e confortável, queridinho nos países com climas quentes, como o nosso, por sua boa respirabilidade.
Pode ser usado em camisetas, blusas e calças. Há também uma enorme variedade de cores e estampas por onde escolher.
Espia este modelo de calça pantalona em viscolycra, megaestiloso e fresquinho. Quem é que disse que tem que esperar o Inverno pras pessoas se vestirem de forma mais elegante?
Ah, uma última dica que vale para todos esses tecidos é a escolha das cores. Para o Verão, opte preferencialmente por tons mais claros, fugindo do preto e do azul escuro, tons que tendem a reter mais o calor.
Inspirado(a) para escolher os seus looks de Verão? Na Duluda de Içara e Criciúma, temos estas e outras opções de tecidos para looks fresquinhos e muiiito estilosos. Basta nos fazer uma visita ou entrar em contato agora mesmo, clicando aqui. Teremos prazer em lhe atender!
Até a próxima visita!