Bordado em toalha de mesa: aprenda quatro técnicas!

Pratos, talheres, louças, guardanapos: tudo isso contribui para deixar a decoração de uma mesa mais bonita. Mas se tem um item que merece destaque e cuidado na hora de servir uma refeição é a toalha de mesa. Elas têm uma função higiênica e ainda ajudam a deixar a mesa mais bonita.

Uma forma de personalizar as suas toalhas de mesa e deixá-las com a sua cara é por meio do bordado. Bordar é uma técnica muito antiga, praticada desde pelo menos o séc. V a. C. Ao longo do tempo, essa prática de artesanato foi se aperfeiçoando e, atualmente, existem várias tipos de bordados, com base em diferentes técnicas.

Quer você esteja procurando por uma fonte de renda ou apenas por um hobby para relaxar ou passar o tempo, o bordado pode ser uma excelente opção. Com materiais baratos e acessíveis, você consegue transformar toalhas, guardanapos, roupas, enxoval de bebê, toalhas de banho e, claro, toalhas de mesa.

 

Pensando nisso, no post de hoje, selecionamos quatro técnicas de bordado com diferentes níveis de dificuldade para quem está começando a se aventurar nas lidas bordadeiras e te explicamos tudo bem explicadinho. Vem com a gente!

 

Bordado em ponto cruz

Bem, o próprio nome deste bordado já traz a sua característica principal: ele é formado por pontos que parecem uma cruz. Esses pontos são marcados pela uniformidade e simetria, resultando em um efeito bonito e delicado sobre o tecido. Lindos desenhos podem ser aplicados com o ponto cruz, mas a técnica é muito utilizada para a escrita de nomes. Nada impede, contudo, que outros padrões sejam bordados em ponto cruz.

Para bordar essa técnica, você precisará de uma agulha de bordado. Ela é diferente das de costura convencionais, pois tem uma ponta arredondada, sendo mais fácil de bordar sem furar os dedos. O bordado deve ser feito preferencialmente em étamine, um tecido que contém pequenos quadrados que tornam a contagem do bordado mais fácil. A étamine pode depois ser aplicado a diferentes tecidos.

Em relação às linhas, a mais usada neste tipo de bordado é a de meada, que vem enrolada em novelinhos. Dependendo da trama da étamine, podem ser usados mais ou menos fios de vez. Para facilitar o seu trabalho na hora de bordar, pode usar um bastidor – ele manterá o tecido esticado e você não se perderá na hora de contar os espaços e de fazer o ponto no local correto.

Imagem1

Exemplo de bastidor

 

Os desenhos feitos com base no bordado em ponto cruz devem ser seguidos por meio de um gráfico que é aplicado sobre o tecido – é ele que te orientará na contagem dos pontos. Se você é totalmente iniciante, a nossa dica é: busque gráficos mais simples até você ir aprimorando a técnica. Existem canais e vídeos na Internet inteiramente dedicados a ensinar técnicas de bordado. Além disso, existem as revistas especializadas do ramo.

Olha esta toalha bordada em ponto e cruz e finalizada com crochê nas bordas. Já imaginou uma parecida na sua mesa? Então, mãos à obra!

Imagem2

Fonte: Toalha de Mesa Bordada. 

 

Bordado em vagonite

Nosso segundo tipo de bordado é excelente para quem está começando nesse tipo de artesanato, pois é bem fácil de aprender. Inclusive, muitas pessoas preferem se iniciar nesta técnica antes de aprender as demais. Essencialmente, o vagonite é caracterizada pelo avesso limpo, super uniforme e livre de arremates. Os desenhos são geralmente em formatos geométricos, como triângulos, losangos e quadrados.

Para aplicar este bordado, você poderá utilizar linhas ou fitas coloridas. A mistura cromática faz toda a diferença no resultado, deixando a sua peça bonita e festiva. O vagonite pode ser usado não só em toalhas de mesa, mas também em toalhas de banho, almofadas, caminho de mesa, roupas de cama, tapete, panos de prato.

Em relação aos materiais necessários, você irá precisar de étamine, agulhas para bordar e um gráfico de vagonite para se orientar.

Olha este detalhe de uma toalha de mesa bordada nesta técnica. A tolha branca monótona se transforma em uma peça delicada e distinta.

Imagem3

Fonte: Viva Decora. 

 

Bordado com ponto russo

O bordado com ponto russo é feito com o entra e sai da agulha no tecido, lembrando o vai e vem de uma máquina de costura. Com o uso de uma agulha específica, o resultado final é um desenho em alto relevo. A técnica é aplicada no lado avesso do tecido, e o efeito fica do lado direito. Uma infinidade de padrões e desenhos podem ser feitos.

A agulha utilizada nesta técnica é específica, chamada de “agulha mágica”. Trata-se de uma agulha com um formato bem diferente das demais, sendo oca. Para bordar em ponto russo, também é muito importante o uso de um bastidor – como dissemos, é ele que estica o tecido.

Imagem4

Fonte: Agulha mágica

 

Diferentemente das demais técnicas apresentadas, no ponto russo não se usa um gráfico e, sim, um molde que deve ser marcado no tecido. Após o tecido estar preso e centralizado no bastidor, inicia-se o bordado perfurando o tecido, de acordo com as marcações do molde do desenho. A agulha vai perfurando o tecido, até que ele seja preenchido totalmente.

Olha o exemplo a seguir. Consegue reparar no alto relevo das flores?

Imagem5

Fonte: Viva Decora. 

 

Bordado com fitas

O bordado com fitas resulta em peças muito delicadas, usando fitas de cetim ou de seda e linhas de bordado ou costura. Também não é uma técnica tão difícil, apesar de existir uma grande variedade de tipos de pontos. Ela é usada em panos de prato, toalhinhas para bebê, trabalhos maiores como colchas e fronhas combinadas, toalhas de banho e, claro, de mesa.

Neste caso, você irá precisar de agulhas de bordar e de sacaria. O uso do bastidor também ajuda muito! Em relação aos desenhos, são comuns os botões de flores. Você pode ainda aplicar pequenas pérolas ou miçangas para incrementar o trabalho.

Olha este exemplo a seguir: uma singela obra de arte sobre o tecido branco.

Imagem6

 

Inspirado para começar a bordar linhas toalhas de mesa?

Você precisará de agulhas, linhas, tecidos… Que tal encontrar tudo em um só lugar? Na Duluda, tem! E você comprar na comodidade do seu lar. Basta entrar em contato conosco, clicando aqui.  

 

Por hoje, ficamos por aqui! Se você gostou deste artigo, então não perca as próximas novidades. É fácil: aproveita a sua visita e curte a nossa página no Facebook ou segue a gente lá no Instagram.

 

Até breve!

Duluda – Tudo Pra Você