cobertor de lã com estampa xadrez

Qual os melhores cobertores para se manter quentinho?

O inverno começou oficialmente dia 26 de junho e, apesar de o Brasil ser um país de clima predominantemente tropical, algumas regiões já registram recordes de temperaturas baixas, o que indica que a estação vai ser particularmente fria. Inclusive, já teve até neve em algumas regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nesse tempo de bater o queixo, nada melhor do que dormir, relaxar ou assistir a um filme no aconchego de um cobertor ou edredom bem quentinho. De acordo com os materiais utilizados, essas peças podem apresentar características bem distintas no que diz respeito a volume, peso e capacidade de isolamento térmico. Uns esquentam mais, retendo o calor do corpo, outros ocupam mais espaço no armário, outros são mais leves e fáceis de lavar etc.

E dormir ou simplesmente descansar devidamente aquecido tem influência direta sobre a qualidade do sono e sobre a nossa saúde. Então, o assunto aqui é sério!

 

Se você ainda não está preparado para o frio ou mesmo deseja renovar as suas peças, este post é para você. Nele apresentamos, 5 opções de tecidos de cobertores para você fazer uma boa escolha nesta estação. Continue a leitura!

 

#1 Microfibra

“Microfibra” significa, literalmente, uma fibra bem fininha. Trata-se, na verdade, de uma fibra 100 vezes mais fina do que a espessura de um fio de cabelo humano! A base para esse material é o poliéster, o acrílico ou a poliamida, fibras sintéticas.

Também chamados de “fleece”, esses cobertores são bastante macios e leves e de toque confortável na pele. Outra característica importante é o fator respirabilidade – ou seja, o tecido não impede a transpiração, o que significa mais conforto mesmo para estações não tão frias. O isolamento térmico também é bom.

Como é mais fino, esse tipo de cobertor de microfibra não vai ocupar muito espaço no seu armário. Na hora de lavar, a peça não vai dar tanto trabalho. Outra vantagem é o preço, mais em conta do que outras opções.

Os modelos estão disponíveis desde berços até os tradicionais tamanhos de solteiro, casal, queen e king size, em diferentes cores e estampas.

 

#2 Algodão

Os cobertores de algodão são leves e higiênicos, sendo menos propensos aos ataques de microrganismos. Apesar de serem indicados geralmente para estações mais amenas, eles podem ser combinados com outras peças, especialmente nas noites mais frias. Duas de suas vantagens é a ocupação de um volume menor e a secagem mais rápida.

Como se trata de uma fibra natural, a tendência é que este tecido não cause alergias ou irritações na pele, em comparação aos materiais sintéticos.

 

#3 Lã

Uma mantinha de lã é extremamente confortável no toque com a pele, sendo perfeita para as temperaturas mais baixas, por apresentar uma boa capacidade de reter o calor do corpo, formando uma espécie de isolamento térmico. É que o fio de lã tem escamas e ondulações que impedem uma rápida dissipação do frio.

As peças podem ser feitas à mão ou na máquina, e esse carácter artesanal dá um charme especial à decoração do quarto. Por outro lado, esse tipo de cobertores costuma ser mais pesado e volumoso. Eles também demoram mais a secar. Como absorvem bem a poeira, não são tão indicados para pessoas com alergia ou doenças respiratórias, como a rinite.

 

#4 Poliéster

Fibra sintética derivada do petróleo, o poliéster é constituído por filamentos contínuos, fibras cortadas que podem ser misturadas a outros tipos de fios e tecidos.

Vamos falar sobre as vantagens desse tipo de cobertor ou edredom. O seu toque é suave e ele oferece boa proteção ao frio, apresentando também boa durabilidade ao longo do tempo.  Por não reter pó com facilidade, é adequado para quem tem alergias.

O poliéster também absorve melhor as tinturas, o que significa que os cobertores nesse material têm estampas bem vivas, sendo ótimos para complementar a decoração.

 

#5 Acrílico

Outra fibra sintética, o acrílico guarda semelhanças com a lã, apresentando fios irregulares e com mais volume.

Se fizermos uma escala de retenção do calor, ele apareceria à frente do poliéster nesse quesito.  Por outro lado é um material mais caro e, sim, há tendência à formação de pilling, aquelas bolinhas indesejadas que se formam sobre alguns tecidos.

Se você está com orçamento curto, uma excelente opção de custo-benefício é mandar fazer o seu cobertor.  Basta comprar o material da sua preferência e levar a uma boa costureira para os acabamentos. O flannel e os tecidos matelados são ótimas escolhas para isso, sendo comercializados por quilo.

 

Aqui na Duluda, você encontra esse tipo de tecidos, além de uma vasta gama de cobertores, edredons e mantas das melhores marcas para você passar o inverno protegido do frio. E o que é melhor: tem promoções por estes dias mais gelados. Quer conferir as opções? Entra em contato com a gente, clicando aqui.  Teremos prazer em lhe atender.

 

Se você gostou deste conteúdo, saiba que tem sempre novidades variadas por aqui. Curte a nossa página no Facebook ou segue a gente no Instagram para não perder os próximos posts.

 

Até mais!

 

Duluda – Tudo Pra Você