O sofá é o protagonista da sala de estar. É nele que a família se reúne para assistir a um filme, conversar ou apenas descansar. Por ser um item muito utilizado, é normal que, com o tempo, apareçam marcas de desgaste. Porém, sabemos que trocar de sofá nem sempre é uma opção.
Neste sentido entra a reforma. Você sabia que é possível mandar renovar seu sofá? Apenas trocando o tecido e renovando as espumas ele já ficará com cara de novo! E o melhor, normalmente este processo sai muito mais barato do que a compra de um novo.
Mas aí surge uma dúvida: qual tecido é o mais indicado? Existem vários tecidos e cada um deles possui prós e contras. A escolha vai depender muito da sua rotina, da presença de crianças ou pets na casa, entre outros.
Para saber mais sobre cada um dos tecidos para sofá e conseguir fazer uma escolha perfeita, continue a leitura!
Como fazer a escolha ideal do tecido para meu sofá?
Para que você possa escolher o tecido ideal para o seu sofá, é preciso levar em consideração alguns pontos da sua rotina, como falamos no início deste artigo, além das situações que o móvel estará exposto.
Por exemplo, se há crianças em casa, prefira tecidos impermeáveis e resistentes que vão proteger o móvel de manchas e perfurações. Por outro lado, se você tem bichos de estimação, prefira tecidos duráveis, laváveis e, principalmente, que facilitem a retirada de pelos.
Ainda, é preciso levar em consideração o clima na hora da escolha do tecido. Lugares frios pedem materiais acolhedores, já os ambientes quentes podem ter estofados leves com fibras naturais.
5 tecidos mais indicados para sofás
A seguir, listamos alguns dos tecidos mais conhecidos e indicados para revestir o seu sofá.
1. Suede
De todos os tecidos presentes no mercado, o Suede, sem sombra de dúvidas, é uma das que mais se destacam quando o assunto é estofado.
Popular, confortável e disponível em uma vasta cartela de cores e estampas, o tecido se destaca pelo seu custo-benefício! Apesar de ser tão macio quanto a camurça, o modelo representam uma fibra sintética, por isso, consegue oferecer comodidade sem pesar no bolso.
Além disso, o revestimento prometido pelo Suede é resistente e muito fácil de limpar em meio a rotina. O único ponto delicado é que o tecido é bastante suscetível a manchas. O ideal para quem tem crianças ou pets é investir em um serviço de impermeabilização, que vai proteger o sofá contra possíveis acidentes e aumentar a sua durabilidade.
2. Veludo
Se por um lado o Suede é um pouquinho mais vulnerável a manchas, por outro lado temos o veludo, que simboliza um tecido extremamente resistente a este tipo de obstáculo. Sua fibra densa e consistente torna o modelo muito mais protegido às impurezas e aos impactos que podem ocorrer em meio às rotinas agitadas.
Confeccionado com algodão ou com outros materiais mais acessíveis, como o poliéster, o veludo é a opção perfeita para quem preza por conforto e bom gosto.
Graças a sua textura macia e quentinha, o veludo é indicado aos locais que são naturalmente gelados, uma vez que consegue reter calor e, consequentemente, deixar o espaço mais aconchegante.
Um dos únicos pontos fracos do tecido está ligado à presença de pets no ambiente. Sua fibra atua como um “ímã de pelos”, fazendo com que esse modelo de tecido não seja recomendado às pessoas que têm cães e gatos em casa.
3. Linho
Já o linho, é uma opção para quem busca um tecido versátil e com alta durabilidade. Ele é um símbolo de elegância e sofisticação, sendo ideal para quem busca harmonizar o sofá com a decoração de todo ambiente.
Dentre as suas vantagens, estão a sua grande resistência e a facilidade em retirar pelos de animais. Ainda, podemos destacar a variedade de cores e tramas disponíveis.
Já entre as suas desvantagens, estão a “facilidade” de manchar, dependendo da quantidade de algodão junto ao linho pode ficar áspero e um toque menos macio quando comparado ao suede.
4. Couro
Quer uma sala elegante para receber visitas, ou precisa de um sofá sofisticado para colocar no escritório ou em uma sala de espera? Então, uma das melhores opções pode ser investir em um sofá de couro.
As vantagens de um sofá de couro são muitas. Uma delas é a fácil limpeza, fazendo dele um ótimo investimento para quem tem criança em casa, por exemplo. Além disso, o couro natural é bastante durável, o que quer dizer que você vai ter o seu sofá de couro por muitos anos, claro, se ele for bem conservado.
Em contrapartida, está no seu alto preço e, se você mora em lugares quentes, cuidados! Como eles são impermeáveis, se você suar corre o risco de ficar com a perna “colada” no sofá.
5. Jacquart
Este tecido para sofá apresenta uma resistência ótima e proporciona muito charme à decoração de um ambiente. Além de ser bem resistente e contar com uma durabilidade grande, este material, tem uma trama mais fechada, o que o torna mais fácil de manter e de limpar.
Ainda, apresenta boa durabilidade e tem como característica as estampas elaboradas com o próprio fio. Dentre as suas desvantagens está o seu preço.
Gostou da ideia de renovar seu sofá, mas não conhece nenhum prestador de serviço? Não se preocupe! Aqui na Duluda nós temos parceria com algumas empresas do setor moveleiro e podemos te orientar na escolha do profissional.
Ainda, em nossa loja você encontra essas e outras opções lindíssimas de tecidos para sofás. Venha nos fazer uma visita e conferir!
Aproveite e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook e no Instagram.