Mulher com vestido de bolinha

Poá: conheça sua origem e saiba como utilizar em seus looks

Poá, petit-pois, polka dot ou mais popularmente conhecida: bolinhas. A clássica estampa, símbolo da moda anos 50, nunca saiu de moda. Ela está presente não só no guarda-roupa feminino, mas também em acessórios, objetos decorativos, unhas e tem se estendido à moda masculina.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre esta estampa que se tornou um clássico da moda, sua origem e principalmente, como utilizá-la em seus looks. Vamos lá?

 

A origem do poá

Apesar do seu sucesso, pouco se sabe sobre como realmente surgiu a estampa de póa. Existem alguns créditos de que a estampa surgiu inspirada na polka, estilo musical trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu. Eles dançavam em formatos circulares e teriam em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas, em inglês.

Quem ainda ganha destaque em popularizar a estampa é Walt Disney, ao criar, em 1928, a personagem Minnie Mouse, conhecida pelo seu figurino cheio de bolinhas. Diz-se que, ao pesquisar sobre as tendências da moda, Walt percebeu que xadrezes e listras não eram uma novidade e que as bolinhas seriam algo diferente para aquela que se tornaria a mais famosa personagem.

Mas foi mesmo nos anos 50 que a estampa teve seu auge. O momento pós-guerra, cheio de esperança, era propício para a estampa divertida, que surgiu em coleções como Dior, representando romantismo e feminilidade, e marcou figurinos de estrelas de Hollywood. Após este boom na moda, algumas canções começaram a usar também esta estampa nas letras.

Como por exemplo, em 1960, a canção “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, interpretada por Brian Hyland ficou extremamente famosa. Tanto, que ela atingiu a lista Top 100 da Billboard. Além de ter sido regravada por outros países. Dentre eles, o Brasil.

Para nós brasileiros a música ficou mais conhecida na voz de Celly Campello, com o título “Biquíni de Bolinha Amarelinha”. Assim sendo, esta estampa se tornou popular não só na moda, como também em músicas e acessórios. Aliás, não é à toa que ela é querida por todas as gerações, inclusive a atual.

 

O poá nos dias de hoje

Atualmente, o poá ganhou novas padronagens, sem sair do tradicional. É possível encontrar tecidos com esta estampa nas mais diversas cores, saindo do preto e branco, como o pink, laranja e verde.

De modo geral, esta estampa é indicada para quem gosta de roupas clássicas e divertidas ao mesmo tempo. Sobretudo, para quem se interessa nesta estampa nós indicamos que você faça combinações sem excesso e que façam sentido entre si.

Ainda, você pode utilizar o poá em diversos acessórios, como óculos, cintos e meias. Falando em combinações, tente combinar a estampa com peças mais modernas. Como calças, cropped e saia midi. Ou até mesmo em um blazer oversized. Afinal, o importante é você se sentir confortável e estilosa ao mesmo tempo.

 

Quer sair do tradicional? Veja como!

Caso você queira sair do tradicional, nós indicamos que você use o poá em tons mais coloridos. Ou então, use a estampa com um mix de cores. Por exemplo, um azul com branco, bege com amarelo, ou até mesmo, poá no dourado. Basicamente, a intenção é deixar o look mais colorido, que os de antigamente.

Outra dica é optar por estampas com bolinhas maiores. Ou seja, procure por estampas de bolas médias, ou grandes. Vale destacar, que existem muitos looks estilosos com estas estampas. Você também pode misturar o poá com poá, que é a escolha mais tradicional. Você pode misturar poá pequeno com poá grande e até mesmo poás do mesmo tamanho, mas coloridos. E por fim, a última dica é misturar o poá com outras estampas

De modo geral, o tabú de que não se pode misturar estampas, ficou lá no passado. Hoje em dia, muitos fashionistas procuram colocar um mix de estampas em um mesmo look. Contudo, por ser exótico, não são todas as pessoas que gostam desta mistura toda.

Sobretudo, caso você se interesse, a primeira coisa que você precisa saber antes de fazer um mix de estampas, é saber harmonizá-las entre si. Ou seja, procure segui-las em uma mesma cartela de cores, ou com a mesma linearidade. De modo geral, o poá combina bem com estampas de flores, listras, xadrez e até mesmo as padronagens gráficas.

Ficou interessado em aderir ao poá? Na Duluda você encontra esta estampa em diversos tecidos para investir nas mais diversas peças, como blusinhas, saias, macacões ou vestidos.

Entre em contato agora mesmo, clicando aqui. Teremos prazer em lhe atender!

Até o próximo post!

Duluda – Tudo Pra Você