Loja Içara: 48 3432.3542

10 dicas para deixar seu quarto mais amplo apenas com a decoração certa

O nosso quarto é um cantinho de descanso e de refúgio. Ele abriga as nossas horas de sono e de ócio e, por isso, vale a pena tentar fazer dele o cômodo mais confortável da casa. 

Um empecilho à concretização dessa intenção é o tamanho cada vez menor dos empreendimentos. De fato, muitas pessoas acabam optando por casas e apartamentos com quartos pequenos, seja pela localização, pela praticidade na hora da limpeza ou pelo custo.  

Mas engana-se quem pensa que um quarto espaçoso é necessariamente mais confortável do que um ambiente pequeno, mas bem planejado. Com alguns truques, é possível criar uma sensação de amplitude no quarto, deixando-o aparentemente maior apenas com a decoração certa. 

Se você está insatisfeito com o tamanho desse seu cômodo, então, este post é para você. Confira a seguir 10 dicas infalíveis para colocar em prática sem reformas ou quebradeira.  

 

#1 Espelho, espelho meu 

Os espelhos decorativos são os melhores amigos dos moradores de plantas compactas. A imagem espelhada multiplica o ambiente, criando automaticamente a sensação de que existe mais do espaço ali do que realmente há. Além disso, o simples fato de refletir a luz, deixar o espaço mais claro e, consequentemente, mais amplo.  

Não estamos falando, claro, do espelho que serve apenas para que alguém se olhe nele. Para ampliar o ambiente, o espelho deve ser grande – quanto maior, mais ele aumentará o seu quarto.  Um bom lugar para colocar esse item é em cima da cama, pegando todo o seu comprimento. Se isso não for possível, opte por um guarda-roupa com espelhos do lado de fora da porta. 

 

#2 Luz no cômodo é ampliação 

De modo geral, acores escuras absorvem a luz, fazendo o quarto parecer menor. Cores claras, pelo contrário, refletem a luz, criando a sensação de amplitude.  

Por isso, pisos e paredes em cores claras ajudam a sensação de um espaço mais aberto e maior. O mesmo vale para detalhes como roupas de cama e cortinas. Para não criar um ambiente monocromático e tedioso, você pode optar por injetar cores mais fortes e texturas em lugares estratégicos – um quadro, um vaso, uma planta. A ideia é que a cor predominante do ambiente deve ser clara. 

Deixar as janelas abertas e permitir a entrada de luz natural e de ar fresco são outras estratégias que também ajudam a simular um quarto maior. Em relação à iluminação artificial, prefira sempre lâmpadas brancas e LEDs frios. 

  

#3 Truques de pintura 

Pinte o teto na mesma cor das paredes – isso vai criar uma sensação de continuidade, eliminando a linha horizontal e fazendo o quarto parecer mais alto e amplo do que realmente é 

Outra dica de pintura valiosa é combinar dois tons de cores em paredes contíguas, que também simula uma impressão de continuidade e amplitude.  

 

#4 Móveis flutuando 

Um excelente truque usado por decoradores em quartos pequeno é apostar em móveis que não encostem no piso. Quando a gente vê o piso “entrando” debaixo de peças como poltronas, guarda-roupas e penteadeiras, cria-se a impressão de que os móveis estão flutuando, o que gera automaticamente a sensação de que o espaço é maior. Por isso, apostar em móveis vazados é uma excelente solução para quartos pequenos. 

Por exemplo, em relação ao guarda-roupa, opte por um modelo com pés, em vez dos tradicionais formatos de caixote.  

 

#5 Peças grandes 

Evite peças de decoração pequenas. O ideal é ter poucas peças, mas de tamanho maior.  

Uma boa dica é usar o tamanho de um melão médio como parâmetro. 

 

#6 Organize e desapegue 

organização vai bem em qualquer cômodo, mas em espaços pequenos ela é um imperativo absoluto.  

Um espaço desarrumado e repleto de objetos cria uma sensação de confinamento mesmo em espaços amplos de verdade – muitos pontos focais para seus olhos enxergarem acabam deixando o ambiente claustrofóbico, cansativo.  Portanto, aposte em caixas organizadores e desapegue de móveis e objetos que você não utiliza de verdade. 

Dê preferência para móveis que tenham mais de uma função o que irá a ajudar a simplificar e deixar a vida no ambiente mais prática.  

Muitas vezes dois móveis podem ser substituídos por umPor exemplo, por que uma penteadeira e uma cômoda quando você pode ter uma cômoda que faz as vezes de penteadeira? E você precisa mesmo de uma poltrona em um quarto pequeno? Se você já tem uma cama confortável, é provável que não. Lembre-se: quanto menos móveis houver menos entulhado o cômodo irá parecer. 

  

#7 Encoste móveis na parede 

Libere o centro para circulação, encostando móveis como camas e guarda-roupas 

Isso criará um espaço maior no centro e permitirá que você circule mais livremente pelo cômodo. 

 

#8 Use as paredes 

Faça um uso inteligente do comprimento das paredes. Por exemplo, você pode substituir a tradicional mesinha de cabeceira por prateleiras rasas, instaladas em cima da cabeceira da cama. Para armazenar livros, opte por estantes ou nichos que vão do chão até o teto. 

Do mesmo modo, evite os abajures. Uma boa forma de economizar espaço que eles ocupariam é instalar uma luminária pendurada na parede. 

Peças decorativas como quadros também podem ajudar o ambiente a parecer maior, uma vez que captam o olhar. Não aposte em muitos quadrinhos pequenos; o ideal é optar por uma peça grande, de preferência de tons claros. 

 

#9 Planeje os móveis 

Se o espaço é muito pequeno, os móveis não poderão ser grandes. O ideal é optar por móveis planejados à medida do espaço de que você dispõe. 

Há ainda algumas soluções criativas a que se pode recorrer. Por exemplo, você pode mandar fazer uma cama suspensa e utilizar o espaço debaixo dela para colocar uma mesa de estudos ou guardar coisas. 

 

#10 Dicas para roupa de cama, tapetes, almofadas e cortinas 

Usar itens como tapetes e almofadas listrados no quarto ajuda a tornar o ambiente maior. 

As cortinas devem ser longas, ou seja, do teto ao chão. Esse truque por si só já vai alongar o quarto. Para aproveitar ainda mais o potencial desses itens, aposte em cortinas de cores claras ou tons pastéis, em tecidos mais finos e suaves, como o voil. 

As roupas de cama devem ser preferencialmente em tons claros pelo mesmo motivo. 

 

Pronto para colocar essas dicas em prática? Na Duluda, temos uma grande variedade de enxoval para o seu quarto. 

Espia os nossos produtos no nosso perfil do Instagram ou curte agora mesmo a nossa página no Facebook! 

 

Até próximo! 

 

Duluda – Tudo Pra Você 

Publicações Recentes